Existe uma nova forma de programar ganhando espaço no mercado. Ela é mais leve, mais humana e, ao mesmo tempo, mais eficiente. O nome pode soar informal, mas o impacto é bem sério: vibe coding.

O termo — cunhado por um dos fundadores da OpenAI, Andrej Karpathy — tem aparecido em startups do Vale do Silício, e está começando a moldar uma nova cultura de desenvolvimento — não só para quem programa, mas para empresas inteiras que buscam entregar mais valor com menos atrito.

Neste artigo, você vai entender de onde surgiu o vibe-coding, como ele funciona e por que gigantes como Apple e Microsoft já estão apostando nessa tendência. E, claro, mostramos como a NextAge já aplica esse conceito na prática — e como o seu projeto pode se beneficiar disso também.

Image of a man vibe-coding


O que é vibe coding, de verdade?

A ideia por trás do vibe coding se aproxima muito do conceito de flow, descrito pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi: um estado de imersão total em uma atividade, onde há equilíbrio entre desafio e habilidade. No caso do desenvolvimento, isso se traduz em foco profundo, clareza de propósito e satisfação ao resolver problemas técnicos.

De maneira prática, é quando o desenvolvedor, em vez de escrever linhas e mais linhas de código, em que ele não pode errar uma única letra, ele passe a se concentrar na grande ideia e possa discutir com o computador o problema que ele tem para resolver e a abordagem que ele imagina, enquanto a máquina vai produzindo linhas e linhas de código, ou seja, deixa para cada um a sua especialidade.

O resultado? Melhor performance, menos retrabalho e um sistema que não só funciona, mas tem qualidade de verdade.


Vibe-coding com Apple e Anthropic  

Image of the apple company logo and anthropic logo

Segundo o portal TechCrunch (2025), recentemente o vibe-coding foi responsável pela união entre Apple e Anthropic! 

A Apple é sinônimo de inovação em diversos setores, menos em Inteligência Artificial. Tim Cook, CEO da Apple, está ciente disso, e reconhece que a IA vai impactar várias áreas do seu negócio.

Isso foi um dos motivadores para fechar uma parceria com outra gigante do mundo da tecnologia: a Anthropic. Essa união está utilizando a IA como assistente no desenvolvimento de códigos, processo que, como vimos, é conhecido como vibe-coding. Isso ajuda os desenvolvedores a escrever, editar e testar códigos dentro do Xcode (ambiente de criação de aplicativos para os sistemas da Apple). 

Além disso, outras notícias reforçam o potencial da junção entre IA e desenvolvimento. Muitas big techs já possuem uma grande parte de seus códigos geradas por IA. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, divulgou que cerca de 30% dos códigos da empresa já são escritos por IA. Google, com cerca de 30%, e Meta, com 50%, são outras companhias que integram esse grupo.


Desenvolvimento de software com IA

Aqui na NextAge, o desenvolvimento de software com auxílio da IA faz parte da nossa rotina. Somos uma empresa de tecnologia que acredita na inteligência dos processos e no poder dos times. 

Temos profissionais especializados em várias linguagens e tecnologias. Atendemos projetos de todos os tamanhos, dos mais simples aos mais complexos. Quer que o seu projeto tenha a “vibe” certa? Fale com um de nossos especialistas.

Autor(a)

Avatar photo

l.marques@nextage.com.br

Laura Marques — Redatora da NextAge.

Artigos Relacionados

a man with a cellphone showing a happy face representing combing QA with AI.

Quality Center: a evolução do QA com Inteligência Artificial

Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade do software se tornou um dos principais diferenciais para o sucesso de um...

Leia Mais...
A logo de Java com uma coroa

Java está morrendo? Será mesmo?

“Apesar do hype em torno de linguagens mais novas, o Java continua sendo a espinha dorsal do desenvolvimento”. Essa reflexão foi promovida...

Leia Mais...
Tela verde repleta de códigos binários (0s e 1s), representando dados digitais e processamento computacional.

O quão próximos estamos da chamada Computação Quântica?

Foi somente em 1960 que o Silício foi consagrado como um dos maiores componentes dos semicondutores, a peça mais básica dos computadores...

Leia Mais...
Homem sentado na frente de um computador.

“Desculpe, não entendi sua pergunta”: os bastidores da IA no processamento da Linguagem Natural

Desde o filme “Ela” (Her), dirigido por Spike Jonze e lançado em 2013, a ideia de um assistente de IA humanizado, capaz...

Leia Mais...
Uma mão escrevendo em um notebook, com ícones de qualidade ao redor, representando excelência, precisão e melhoria contínua.

QA X Testes de Software: qual a diferença?

Muitas vezes, é comum não sabermos a diferença entre QA (Quality Assurance) e testes de software, e até mesmo pensar que eles...

Leia Mais...
Ilustração de um processador ARM destacado em um circuito eletrônico, representando a eficiência e inovação tecnológica da arquitetura ARM em dispositivos modernos

Arm vai dominar notebooks em 2025 — e por uma ótima razão

Nos últimos anos, a arquitetura ARM tem causado uma revolução silenciosa no mundo dos computadores. Em 2025, essa tecnologia deve finalmente assumir...

Leia Mais...