Muitas vezes, é comum não sabermos a diferença entre QA (Quality Assurance) e testes de software, e até mesmo pensar que eles são o mesmo. Entretanto, esses dois conceitos diferem em seus objetivos e funcionalidades. Essa confusão acontece por muitos motivos, inclusive pela troca de nome de cargos entre os próprios profissionais. Em muitas empresas, os responsáveis pelos testes de software (testers) são tratados como Analistas de QA. Além disso, muitas empresas investem apenas em testes, e não em práticas completas de QA, o que dá a impressão que o processo de Quality Assurance se resume somente aos testes.
Pensando na importância de ambos esses processos para que os sistemas desenvolvidos atendam a altos padrões de qualidade, a NextAge preparou um guia para esclarecer essa diferença.
O que significa QA em TI?
QA é a sigla para Quality Assurance. Seu foco está em garantir que o nível de qualidade esperado para determinado produto foi atingido e será mantido. O monitoramento contínuo é o ponto-chave, pois, dentro da gestão de qualidade, é a parte que visa a manutenção da integridade de produtos e serviços, e assegura que todos os parâmetros pré-estabelecidos estão sendo seguidos. Dessa maneira, fica mais fácil a identificação de erros em todo o fluxo de desenvolvimento de software.
Pensar na amplitude do fluxo de trabalho também é outro ponto importante. No contexto de TI, o QA resolve dores de gestão específicas, como análises de projetos, aderência de fluxos e técnicas de desenvolvimento. Ele impacta todo o processo de desenvolvimento de software, desde a fase pré-design até o lançamento.
Isso mostra o quão importante é pensar em QA no dia a dia, e compartilhar essa cultura de melhoria com a equipe.
O que são testes de software?
Testes de Software conseguem identificar possíveis bugs em sistemas de software para assegurar que o código escrito pelos desenvolvedores está funcionando dentro do esperado. Muitos métodos são usados para testar esses sistemas, localizar erros e garantir que eles foram corrigidos. Os testes também são um modo de analisar se os sistemas desenvolvidos estão seguindo os padrões de funcionalidade, compatibilidade, design, entre outros.
No geral, eles são definidos como a etapa que visa certificar que os resultados entregues pela versão atual de determinado sistema estão conforme o esperado pela fase de planejamento. Entre os benefícios de realizar testes em projetos de TI está conseguir mapear os erros de forma clara e objetiva. Isso permite que os desenvolvedores entendam exatamente onde estão as falhas e como consertá-las. É preciso ressaltar que os testes de software conseguem identificar defeitos e fraquezas em pequenas escalas e em sistemas já existentes.
Essa escalabilidade está muito relacionada com a forma em que os testes são realizados: manualmente ou de forma automatizada. Segundo o relatório 2023 ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services para o Brasil, a IA generativa tem sido aplicada com sucesso na automação de testes, acelerando a criação de scripts e a identificação de erros, aumentando a produtividade e aplicabilidade.
QA X Testes de Software: qual a diferença?
Os testes de software são ideais para identificar e corrigir erros pré-existentes, enquanto o QA ajuda a preveni-los. Esses dois processos se complementam e são indispensáveis para maximizar a qualidade dos sistemas.
O QA foca em garantir que os responsáveis pelos projetos estão satisfeitos com o design, ao passo que os testes se limitam a corrigir bugs. A testagem pretende realizar o controle do sistema via ações corretivas focadas no produto. Em outras palavras, os testes checam os padrões da aplicação e o QA foca na melhoria contínua da qualidade dia após dia.
O QA engloba a etapa de testes para garantir que a performance de determinada aplicação está rodando sem falhas e dentro do contexto definido anteriormente. Já os testes são mais pontuais, focados na avaliação, implementação e estudo de casos. O QA diz respeito a quality assurance, e é certo que a qualidade não pode ser testada, apenas medida. Assim, o QA apenas otimiza os processos para que determinado projeto alcance o nível de qualidade esperado.
Como visto, para medir essa qualidade, muitas vezes são utilizados testes manuais, que são demorados e suscetíveis a erros humanos que comprometem a confiabilidade dos resultados. Em um cenário de constante inovação tecnológica, testes automatizados se tornam cada vez mais uma necessidade, resultando em maior eficiência.
A conclusão é que os testes, apesar de importantes, são apenas uma etapa de uma boa estratégia de QA, que envolve processos, parâmetros, ferramentas, etc.
QA é o processo X Testes de Software são a prática |
QA é preventivo X Testes de Software são detectivos |
Por que é importante automatizar testes de software?
A automação de testes de software é essencial para garantir escalabilidade e eficiência no desenvolvimento, além de aprimorar o processo de QA. Apesar de 71% das organizações brasileiras apontarem o uso de teste contínuo como essencial ou importante, somente 22% adotam esta prática de forma automatizada. Esta é a principal conclusão do estudo da CA Technologies (2017) sobre a adoção de testes contínuos na entrega de software.
Alguns benefícios dessa prática são
✅Mais velocidade, com rodagem de testes simultâneos e entregas contínuas (CI/CD);
✅Reduz custos, evitando retrabalho;
✅Maior cobertura de cenários, incluindo testes de regressões que garantem que novas funcionalidades não quebrem os códigos existentes;
✅Confiabilidade e precisão, pois minimiza erros humanos e garante resultados consistentes;
Investir na automação traz benefícios estratégicos para qualquer equipe de tecnologia, principalmente com a rápida evolução da tecnologia e a demanda constante por softwares de alta qualidade. O foco em Quality Assurance (QA) está mais forte do que nunca, pois empresas precisam lançar produtos rapidamente sem comprometer a experiência do usuário. Saiba mais sobre nós.