Muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, não possuem um setor de TI estruturado para suprir suas demandas em tecnologia. Por isso, a solução mais procurada é a terceirização de profissionais, pois além de contar com mão de obra qualificada, os custos pelo serviço são bem mais em conta.
Atualmente, existem dois tipos principais de terceirização dos serviços de TI: o body shop e o outsourcing. E, no artigo a seguir, você vai descobrir o porquê do segundo ser melhor do que o primeiro.
Acompanhe!
Tipo de terceirização de TI, o body shop visa no alocamento de profissionais externos ao time interno de uma empresa. Em outras palavras, a prática consiste no “aluguel” de trabalhadores que responderão para o contratante e farão tudo aquilo que está firmado em contrato.
Na maioria das vezes, essa opção é mais vantajosa financeiramente, pois pode variar bastante dependendo da tecnologia envolvida, bem como da senioridade do contratado. Portanto, cabe à empresa decidir a quantia que vai disponibilizar para o serviço.
Apesar desse benefício aparentemente indiscutível, o body shop também apresenta algumas falhas, as quais podem proporcionar dor de cabeça mais para frente. Exemplos disso são a falta de senso de pertencimento à equipe e a comunicação truncada entre os lados.
Ao contrário do body shop, o outsourcing, além da terceirização de profissionais, foca também na gestão do trabalho que será realizado. Sendo assim, a equipe não estará sob controle da contratante, mas sim da própria contratada.
Ideal para empresas que buscam investimento em TI a longo prazo, o outsourcing funciona a partir da integração de uma equipe especializada à rotina do negócio. Dessa forma, ela compreende as forças e fraquezas do local, a fim de atender devidamente às suas necessidades.
Esse modelo é bem mais interessante do que o body shop pelo simples fato de não focar apenas em um projeto específico, mas também em todos os que precisam ser executados. Isso proporciona maior entrosamento em tudo o que é produzido e lançado no mercado.
No modelo tradicional de outsourcing, a equipe alocada na empresa não imerge o suficiente em sua cultura e acaba deixando passar pontos importantes para serem implantados em algum projeto. E, ao perceber isso, a NextAge desenvolveu o Outsourcing 2.0.
Com mais de 16 anos de experiência no desenvolvimento de softwares e apps, nossa empresa criou uma solução inédita no mercado. A equipe terceirizada será comandada por um gerente de projetos, responsável por acompanhar todos os profissionais, assim como a elaboração do produto. Dessa maneira, o que foi contratado será entregue conforme as expectativas do cliente.
Com o Outsourcing 2.0, o comprometimento com o projeto é garantido, além da redução do custo total do produto, que pode chegar a até 30%.
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