O CEO da NextAge, Marcelo Ferri, esteve em setembro na Alemanha em uma viagem em parceria com o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) de Pato Branco, com apoio do Sebrae. O foco da visita foi explorar as inovações tecnológicas, e a agenda incluiu visitas a empresas de referência mundial, hubs de inovação e instituições que apoiam a internacionalização de negócios. Além de explorar tendências globais, a intenção é trazer os aprendizados estratégicos para serem aplicados no futuro da NextAge.
Um mergulho no ecossistema tecnológico alemão
A visita passou por Frankfurt e Stuttgart, duas cidades que concentram alguns dos principais polos de tecnologia e indústria da Europa. Ao longo da viagem, tiveram momentos de conexão com líderes de mercado e representantes do governo, o que possibilitou uma visão ampla do ambiente de negócios alemão.
Foi possível entender o cenário do desenvolvimento de software alemão e sua aplicação em contextos como a manufatura. Na fábrica da BMW, em Stuttgart, por exemplo, o foco esteve em como a inovação permeia a indústria automotiva. Além disso, ainda na indústria, foi possível conhecer aplicações práticas de Inteligência Artificial em duas frentes: robôs de limpeza autônomos e otimização de processos internos.
Segundo estudo da McKinsey, empresas que aplicam IA em operações internas alcançam até 20% mais eficiência. Essa constatação reforça que o caminho que a NextAge vem trilhando está alinhado com tendências internacionais.
Conexões que geram oportunidades
A viagem também abriu espaço para compreender como funciona a rede de apoio institucional a empresas estrangeiras. No Consulado Brasileiro e na Câmara de Comércio de Frankfurt, foram discutidos aspectos burocráticos, legais e culturais para a entrada de empresas brasileiras no mercado alemão.
Outro destaque foi a imersão no ecossistema de startups. Em eventos locais, ficou evidente o protagonismo da Inteligência Artificial no mercado europeu: mais de 60% das startups da região já utilizam IA como base para seus produtos, de acordo com a Startup Genome (2024).
Próximos passos
A visita do nosso CEO à Alemanha mostrou que a NextAge está preparada para intensificar ainda mais suas operações em um cenário global. Mais do que absorver tendências, a viagem confirmou que o uso de Inteligência Artificial na empresa já está em sintonia com o que grandes players internacionais vêm aplicando.
“Voltamos com a certeza de que estamos no caminho certo. Nossas soluções já acompanham a evolução do mercado e temos a chance de acelerar ainda mais, aproveitando as conexões e oportunidades que construímos nessa viagem”, destacou Marcelo, CEO da NextAge.