O próximo ano já está aí e é chegada a hora de planejar os próximos passos da sua empresa. Saber exatamente o que e como algo deve ser feito é fundamental para qualquer área de uma empresa, inclusive a de TI.
Mas aí entra uma dúvida bastante comum: o que precisa levar em conta na hora de elaborar um planejamento empresarial? Vem com a gente que vamos te explicar!
Por que fazer um planejamento anual para a minha empresa?
Qualquer pessoa que decide abrir uma empresa, sabe que riscos podem acontecer. Porém, quando se está preparado para eles, é muito mais fácil contorná-los e seguir em frente.
Um bom planejamento é aquele que ilustra diferentes tipos de cenários, seja o de dificuldade financeira ou de mudanças inesperadas no setor em que se atua. Por isso, quando um deles se concretiza, fica muito mais fácil de lidar com eles, pois você se preparou.
Dentre as vantagens de investir em um planejamento anual, estão os seguintes pontos:
• Decisões tomadas de maneira mais efetiva;
• Melhor visualização de investimentos e melhorias para a empresa;
• Comunicação interpessoal mais fluida;
• Proteção contra mudanças do mercado;
• Vantagem competitiva com relação aos concorrentes.
Só que para que tudo isso realmente surta algum efeito, o planejamento precisa estar completo.
O que considerar em um planejamento empresarial?
Para que um planejamento empresarial seja efetivo, 4 elementos são essenciais:
1) Análise de mercado
Observar bem a sua área de atuação é o primeiro passo que você precisa dar para criar um bom planejamento. Então, preste atenção em tudo o que acontece ao seu redor, inclusive com seus concorrentes. Além disso, fazer uma análise de como foi 2023 também pode ajudar.
2) Definição de metas
Com tudo mapeado, é hora de definir as metas. Faça esta pergunta para você mesmo: onde quero chegar com a minha empresa? Seja realista, mas não deixe de pensar grande.
Mas não se esqueça: as metas precisam ser alcançáveis.
3) Criação de um cronograma
Para que as metas consigam ser atingidas, criar um cronograma com todos os prazos para executar as tarefas pode ser de grande ajuda. Com ele, além de conseguir ver quando cada coisa pode e/ou deve acontecer, você ainda visualiza se existem etapas que podem ser realizadas de maneira simultânea.
4) Transformação digital
Contar com a ajuda do mundo digital não pode ser uma opção, mas sim obrigação. Poder automatizar processos e oferecer mais atenção ao que realmente é importante, como os seus clientes, é uma ótima maneira de alcançar mais rápido os objetivos. Mas, para isso, é necessário investir em tecnologia e contar com uma boa infraestrutura.
Fazendo um bom planejamento de TI
Sem um planejamento estratégico de TI, a área de tecnologia da sua empresa não vai para frente. Logo, saber exatamente como montar um para seu negócio é muito importante.
Antes de tudo, mapeie como está esse setor e analise se eles condizem com os objetivos e cronograma traçados para 2024. Caso ele esteja defasado, é muito importante fazer mudanças e investir em soluções que atendam as demandas do seu negócio.
E é nessa parte que a NextAge entra!
Ao nosso lado, você tem um contrato flexível e conta com profissionais bons e que nós confiamos, já que fazem parte de nossa equipe. Além disso, você ainda tem a possibilidade de conhecer de perto o outsourcing 2.0, uma metodologia aprovada por clientes de todo o mundo.
Acesse nextage.com.br e veja com quem já trabalhamos nesses últimos 16 anos!