A indústria cinematográfica sempre utilizou diversos artifícios da tecnologia em suas produções. Muitos avanços tecnológicos foram imprescindíveis para que algumas narrativas chegassem às telonas da maneira que seu diretor “sonhou”. O Oscar, uma das maiores (e sem dúvidas a mais popular) premiações de cinema do mundo, contempla categorias relacionadas à tecnologia, como a de Melhores Efeitos Visuais.
Dentro da história do cinema, vários acontecimentos revolucionaram a área justamente por conta das inovações tecnológicas. Abaixo, listamos os principais:
- 1927: introdução do som com o filme “The Jazz Singer”;
- Década de 1970: efeitos especiais com os filmes “Jurassic Park” e “Star Wars”;
- A partir de 2010: introdução do 3D e filmes gravados em alta definição.
Apesar de todos esses fatos, que são inquestionáveis, você já parou para pensar que a indústria de filmes, principalmente o Hollywoodiano, aborda assuntos sobre a TI há anos em suas produções?
Pois bem, pensando nisso, a NextAge separou algumas delas para você conhecer ou, se já conhece, rever.
Lançado em 1968 e dirigido por Stanley Kubrick, o filme conta a história de uma missão espacial em direção a Júpiter. O computador responsável por controlar a nave, HAL 9000, apresenta falhas durante a expedição e, uma vez descoberto, se rebela e tenta eliminar a tripulação.
O longa ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais na premiação de 1969 e pode ser assistido na HBO Max.
Criado pelas Irmãs Wachowski, Matrix (1999) é uma produção de ficção científica que acompanha um jovem programador que passa a ter pesadelos sobre estar conectado a um sistema de computador do futuro. Conforme o sonho se repete, ele se encontra com pessoas misteriosas e descobre que é mais uma vítima do Matrix, uma AI que manipula a mente dos humanos.
O filme também pode ser assistido na HBO Max.
Filme de Spike Jonze e lançado em 2013, Her é uma produção que trata da vida de Theodore, um escritor solitário e recém-divorciado que se apaixona pela AI de seus dispositivos móveis. Com objetivo de discutir a relação humana com a tecnologia, o longa, apesar de se passar em um futuro próximo, já pode ser considerado como atual.
A produção está disponível na Netflix.
Série de ficção especulativa lançada em 2011, a obra já conta com 6 temporadas que abordam temas relacionados com a tecnologia, o poder e a sociedade de maneira bastante sombria. De certa forma, os episódios, que podem ser vistos de forma independente, tratam o físico e o virtual se confundindo.
Todas as temporadas são da Netflix.
Apesar de incomodarem, muitas dessas produções, de certa forma, previram o futuro. Só que para muita coisa ser alcançada, o uso da TI foi primordial.
Categorias